Assessoria científica
Progresso em direção ao acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva (SSR). Qual é o papel da evidência na tomada de decisões sobre políticas e programas?
Quinta-feira, 7 de julho de 2022 às 14:00 horas (CEST - Horário de verão na Europa: cheque aqui)
Apesar dos esforços feitos pelos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover políticas e programas baseados em evidências, traduzi-las em políticas continua sendo uma tarefa muito desafiadora. O Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa (SSRP) da OMS por meio do Programa de Reprodução Humana (PRH) colabora com os países para fortalecer a capacidade nacional de conduzir pesquisas, e a implementação de diretrizes globais adaptadas às necessidades e contexto locais. Discussões sobre as experiências dos países com tomadas de decisão baseadas em evidências para políticas e estratégias de SSR, incluindo suas barreiras e facilitadores, embora sejam específicas para cada contexto, pode ajudar na identificação de fatores comuns e lições aprendidas, aumentar a colaboração internacional e subsidiar os debates sobre políticas de saúde nacionais. O principal objetivo deste webinar é criar um espaço para que atores interessados (tomadores de decisão, pesquisadores, financiadores e sociedade civil) compartilhem experiências e estratégias para promover a adoção de evidências científicas e impulsionar a ação na tomada de decisões sobre políticas de SSR e na implementação de programas e decisões de alocação de recursos.
Moderador
O Dr. Ian Askew trabalha no Escritório Regional da OMS para a África (AFRO), onde oferece orientação sobre a integração da SSR nos programas nacionais de Cobertura Universal de Saúde (CUS) e Atenção Primária (APS). Formado em Ciências Sociais, foi diretor do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa (SRH) da OMS e também Diretor do Programa Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento em Reprodução Humana (HRP) do PNUD-UNFPA-UNICEF-OMS-Banco Mundial, sendo responsável pela orientação normativa da OMS e produção de evidências através da pesquisa, fortalecimento da capacidade de pesquisa e liderança global em SSR. Além disso, também dirigiu o Conselho de População, liderando programas globais de pesquisa e implementação para fortalecer o tema.
Apresentação de Contexto
Dr. Georges Danhoundo é um oficial técnico para a integração da SSR nos sistemas de saúde no Departamento de saúde sexual e reprodutiva e pesquisa da OMS em Genebra. Seu trabalho se concentra no avanço do acesso à saúde sexual e reprodutiva no contexto da APS e da CUS.
Palestrantes
Dra. Sabeen Afzal é médica e sanitarista atualmente trabalhando como diretora adjunta (Técnico/Saúde de Saúde) no Ministério Federal de Serviços Nacionais de Saúde, Regulamentos e Coordenação (M/o NHSRC) do Paquistão. Há 19 anos, trabalha no Ministério, onde ocupou muitos cargos e pastas-chave, incluindo Educação Médica e Regulamentos, Saúde Pública, Nutrição, Saúde Materna Neonatal e Infantil, Regulamento Internacionais de Saúde (RSI) e Sistemas de Saúde. Ela foi líder de equipe no desenvolvimento de várias propostas e documentos de planejamento e foi fundamental no desenvolvimento da Visão Nacional da Saúde Paquistão 2016-25, Visão de Recursos Humanos em Saúde Paquistão 2018-30, Estrutura Nacional de Saúde Digital, pacote genérico de benefícios CUS para o Paquistão, Avaliação do Financiamento da Segurança da Saúde, Estrutura Nacional de Comunicação de Risco etc. Atualmente, está envolvida na melhoria do alinhamento, harmonização e coordenação de várias iniciativas governamentais, incluindo a CUS, RSI, ODS, etc. Além disso, recebeu diversas condecorações como Cartas de Apreciação por Serviços Excepcionais pelo desenvolvimento da Visão de Recursos Humanos para a Saúde no Paquistão do Secretário Federal do Ministério dos Serviços Nacionais de Saúde, Regulamentos e Coordenação; e por sua Dedicação, Compromisso e Trabalho árduo exibido durante 100 Dias de Resolução da Nação contra a COVID-19 do Sr. Asad Umar, Ministro Federal de Planejamento, Desenvolvimento, Reformas e Iniciativas Especiais e Presidente do Comando Nacional e Centro de Operações.
Prof. John Ataguba é professor de Economia da Saúde e diretor de pesquisa em Economia da Saúde na Universidade de Manitoba. Ele também é o atual Diretor Executivo da Associação Africana de Economia e Política da Saúde (AfHEA). Foi diretor de Pesquisa em Saúde e patrimônio da África do Sul (2018-2020) e professor e Diretor da Unidade de Economia da Saúde na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul. É doutor em Economia pela Universidade da Cidade do Cabo e atua como membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Economia da Saúde. John foi Mellon Mandela Fellow (20016/17) na Universidade de Harvard, EUA, e membro dos Conselhos do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial para (i) Saúde e Atenção à Saúde e (ii) Envelhecimento Saudável e Longevidade. Seus interesses de pesquisa incluem financiamento da saúde, desigualdade na saúde, equidade em saúde e na assistência à saúde, determinantes sociais da saúde, desenho da metodologia da economia da saúde e a economia do envelhecimento. Recebeu muitos prêmios, incluindo o Canada Research Chair no Canadá e o TW Kambule-NSTF emerging researcher award na África do Sul (o "Oscar Award" para ciência e pesquisa no país).
Deepa Venkatachalam trabalha com o Sama - Resource Group for Women and Health (Sama - Grupo de Recursos para Mulheres e Saúde) e está localizada em Delhi, Índia. Seu trabalho se encontra na interseção entre saúde pública, SSR, gênero e direitos humanos, que desenvolve por meio da pesquisa, defesa e educação. Além disso, ela está envolvida com o Movimento de Saúde dos Povos na Índia, a Aliança para a Igualdade de Gênero e CUS, bem como outras iniciativas e espaços que tratam de temas como saúde e feminismo.
|